CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

A Câmara Municipal de Arapongas realizou no último sábado (23), sessão solene para entrega de título de cidadão honorário ao sr. José Emmanuel de Barros Cotta, conferido pelo então vereador Sérgio Onofre, em 2006. A cerimônia ocorreu nas dependências da Loja Maçônica Túlio França.

A presidente do legislativo local, Margareth Pimpão Giocondo, durante a outorga do título, disse estar extremamente honrada em dirigir os trabalhos ao lado de seus pares, primeiro, segundo ela, pela relevância em reconhecer o compromisso, empenho, amor e dedicação do homenageado em relação a Arapongas. “A indicação de cidadania honorífica, quando apresentada por um membro do legislativo, não caracteriza uma vaidade ao homenageado, mas sim o reconhecimento do compromisso que o mesmo teve para com o município”, disse. Margareth também fez questão de parabenizar o ex-vereador Sérgio Onofre que teve a “feliz idéia de indicar este título ao Sr. José Emmanuel de Barros Cotta. O ex-vereador Sérgio Onofre disse, por sua vez, ter sido um privilegiado por, em seu mandato, ter proposto esta homenagem. “Que esse título seja tão importante para o Sr. Cotta como é para todos nós.

Trata-se de uma pessoa que, dentro de sua área de atuação, muitos benefícios trouxe a Arapongas”, justificou.

O homenageado, bastante emocionado, agradeceu a outorga, lembrando sempre que as pessoas não escolhem onde nascem, mas sim onde permanecem. “Escolhi Arapongas como “mãe”; me considerava filho adotivo, hoje sou filho legítimo. Um sonho que se concretiza”, frisou.

Participaram da sessão solene o presidente da Soberana Assembléia Legislativa Maçônica, Oreste Umberto Giora; o grão-mestre João Krainsk Neto; o ministro presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Sérgio Rodrigues; Vice-Prefeito Pedro Paulo Bazana, além dos vereadores Adauto Fornazieri, Airton Aldemir Bérgamo (Batata), Angélica Enfermeira, Jair Milani, Osvaldo Alves dos Santos e Valdeir José Pereira (Maringá) e familiares do homenageado e convidados.

O Homenageado

O Sr. José Emmanuel de Barros Cotta nasceu no dia 21 de outubro de 1934, no Rio Piracicaba – Minas Gerais, filho de José Martins Cotta e Antonina Mendes de Barros Cotta.

Casado com a Senhora Goioty Reis Cotta, com quem tem 4 (quadro) filhos:  José Emmanuel de Barros Cotta Filho – Presidente da Acia;  José Eduardo Cotta – Engenheiro Mecânico e Diretor Técnico da Base Informática; Jane Elen Reis Cotta – Fiscal da Receita Estadual e José Emerson Reis  Cotta – Diretor Comercial da Baseware.

Frequentou na década de 50 (cinquenta) a Escola Preparatória Cadetes do Ar, em Barbacena – Minas Gerais. Depois concluiu sua formação com piloto na Escola de Aéronautica (atual Academia da Força Aérea), em Campos dos Afonsos – Rio de Janeiro.

 Em 1959, forma-se Farmacêutico-quimico, pela Escola de Farmácia de Ouro Preto – Minas Gerais, a mais antiga faculdade de farmácia do Brasil.

 Chegou ao Paraná em 1960, na cidade de Piabiru, local em que montou um laboratório de análises clínicas. Ficou em Peabiru até janeiro de 1965.

Mudou-se para Arapongas ainda em janeiro do mesmo ano, e abriu, na Rua Condor, o primeiro Laboratório de Análises Clínicas da cidade: Laboratório São Lucas.

Em 1967, comprou a Farmácia Coroados.

Lecionou química no Colégio Emílio de Menezes, no período de 1967 a  1972.

Foi proprietário da Industria de Camisa Confecções FR, de 1967 a 1972.

Em 1972, assume a Codar – Companhia de Desenvolvimento de Arapongas. Na época, a Codar era responsável pela distribuição de água à população de Arapongas. Escassa e restrita a poucos privilegiados da região central, a água encanada era uma das principais necessidades dos araponguenses. Em pouco menos de quatro anos, Cotta fez com que o sonho da água potável chegasse ao triplo de lares atingidos antes, com a construção de 34 mil metros de rede.

Assumiu também os cargos de procurador da COHAPAR e Administrador do Conjunto Habitacional Aeroporto.

Integrou o Conselho de Administração da antiga FAFICLA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Município de Arapongas.

Ao sair da Codar, em 1976, foi convidado e assumiu a gerência da Transparaná, em Jacarezinho.

Mas em 1981, a saudade foi mais forte e o impulsionou  de volta a Arapongas, para estabelecer a Móveis Pelicano.

Grandes conquistas para o setor empresarial também estão em seu currículo, como o Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas. Gerenciou ainda a construção do Edifício Palácio da Indústria e Comércio. Idealizou o Pavilhão de Exposições EXPOARA, tornando – se seu primeiro presidente.

Em 1989, Cotta, com o apoio de seus filhos, criou a Critérius Software, primeira companhia araponguense a engendrar e desenvolver software para automação empresarial. Forja ainda, em Londrina, a Base Informática e a Baseware Computadores LTDA, no início da década de 90. Mais tarde, os empreendimentos são transferidos para Arapongas.

Igualmente, ele se insere entre os cooperados fundadores do SICOOB – Arapongas. Está presente entre membros do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito de Arapongas.

Atualmente, José Emmanuel de Barros Cotta é responsável pela coordenação e controle financeiro da Critérius, Base Informática e Baseware Computadores, administrada em conjunto com seus filhos.

TÍTULOS E HISTÓRIA NA MAÇONARIA

  • Membro da loja Maçônica Estrela de Arpongas, no período de 1965 a 2006. Detém títulos Eméritos e Beneméritos.
  • Fundador e membro, entre 1982 e 2005, da loja Maçônica Túlio França. Detém o título Emérito.
  • Fundador do Supremo Conselho do Grau 33 do Paraná – onde ocupou o cardo de Soberano Grande Comendador (presidente) por 12 anos.
  • Instituidor da Excelsa Congregação dos Supremos Conselhos do Brasil, em 1986, da qual foi presidente por quatro mandatos.
  • Garante de Amizade (título correspondente a Embaixador) na Itália, França e Bélgica, países em que possui diversas comendas.
  • Deputado e Deputado Constituinte do Grande Oriente do Paraná (COP). Detém títulos Beneméritos e Grande Benemérito.

Comentários fechados.

RSS Notícias do Brasil

  • Anac libera voos comerciais na Base Aérea de Canoas
    Decisão da agência autoriza transporte civil de passageiros e cargas em espaço destinado à aviação militar. Liberação valerá enquanto estiverem suspensas as operações no Aeroporto Salgado Filho, interditado em razão das fortes chuvas no RS. Canoas, no Rio Grande do Sul, nesta sexta- feira, 17 de maio de 2024. Do local, partem helicópteros de resgate e pousam […]
  • Debate para governador de Alagoas
    Quatro candidatos participaram de debate nesta terça-feira (2), com transmissão pela TV Gazeta e pelo G1. Debate para governador de Alagoas Quatro candidatos participaram de debate nesta terça-feira (2), com transmissão pela TV Gazeta e pelo G1. Mediado pelo jornalista Roberto Kovalick, da TV Globo, o encontro foi realizado no estúdio da TV Gazeta de Alagoas […]
  • Lula se reúne com Haddad, secretário de apoio ao RS e outros ministros no Palácio da Alvorada
    Nas últimas semanas, governo tem focado em medidas de auxílio a moradores de cidades atingidas por inundações no Rio Grande do Sul. Paulo Pimenta e Lula em imagem de maio de 2024 Ricardo Stuckert/Presidência da República O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ministros no Palácio da Alvorada neste sábado (18). Entre os participantes do encontro, […]
  • Cabe à União destinar recursos de delação premiada e condenações criminais, decide STF
    Na prática, ministros definiram que o Ministério Público não pode determinar onde serão empregados valores oriundos de acordos de colaboração. Os ministros do STF durante julgamento em 2024 Antonio Augusto/SCO/STF Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, que os valores pagos a partir de condenações criminais ou recuperados e […]
  • Mais de 22 milhões de pessoas da América Latina e do Caribe precisam de ajuda internacional, aponta agência da ONU
    Violência generalizada, conflitos internos e desastres ambientais estão entre os principais motivos para travessia de fronteiras, segundo levantamento da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Pelo menos 22,1 milhões de pessoas da América Latina e do Caribe necessitam de ajuda internacional, segundo levantamento da Agência da ONU para Refugiados (Acnur). O […]