Sessão 10/03
A Câmara Municipal de Arapongas realizou na noite da última segunda-feira (10) sessão ordinária, em que foi muito lembrado por todos os vereadores a importância do Dia Internacional da Mulher. Foi citado pelo vereador Maringá a importante participação da mulher no legislativo de Arapongas. Legislativo esse que é presidido por uma mulher (Margareth Pimpão Giocondo), e que também possui outras duas vereadoras ( Angélica Ferreira e Irondi Pugliesi ).
“A Presidente Margareth Pimpão Giocondo relatou a importância da Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso.
Em 1983 ela sofreu a primeira tentativa de assassinato, quando levou um tiro nas costas enquanto dormia. Desta primeira tentativa, Maria da Penha saiu paraplégica, a segunda tentativa de homicídio aconteceu meses depois, quando seu marido empurrou Maria da Penha da cadeira de rodas e tentou eletrocuta-la no chuveiro.
Maria da Penha foi atrás de todos seus direitos porém o primeiro julgamento só aconteceu 8 anos após os crimes. Seu agressor foi julgado culpado e condenado há dez anos de reclusão. Mas em setembro de 2006 a lei 11.340/06 finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada como um crime de menos potencial ofensivo. Concluiu Margareth.”