CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO AO SR. LIBERTO MANTOVANI

A Câmara Municipal de Arapongas realizou na última sexta feira (6), sessão solene para entrega de título de cidadão honorário ao Sr. Liberto Mantovani, conferido pelo então vereador Wilson Aparecido Xavier, em 1996. A cerimônia ocorreu no plenário da Câmara Municipal.

Participaram da sessão solene os vereadores Valdeir José Pereira (Maringá), Airton Aldemir Bergamo (Batata da Charmy), Aroldo César Pagan, Evangelista Pereira da Silva (Lita), Irondi Mantoan Pugliesi, Valdecir Oliveira, além Prefeito Padre Beffa, Vice-Prefeito Pedro Paulo Bazana, familiares do homenageado e convidados.

O Homenageado

O Sr. Liberto Mantovani, nasceu em 16 de março de 1924, em Cedral, estado de São Paulo.

É filho de Ângelo Mantovani e Olga Caravieri.

Em 1944, casou-se com Aurora Baioni, sendo este, o primeiro casamento no registro civil do Município.

Possui cinco filhos: Irahi Mantovani Germanovisk, Irondi Mantoan Pugliesi, Rangel Mantovani, Elizabeth Mantovani Guimarães e Sueli Mantovani.

É um dos pioneiros de nossa cidade, pois chegou a Arapongas em 1937, quando tinha 13 anos de idade. Trabalhava no Mercado de Secos e Molhados de propriedade de seu pai.

De 1946 a 1955 foi Contador do Banco do Estado do Paraná.

Em 1.957, a convite do então prefeito José Colombino Grassano, iniciou sua carreira como funcionário público municipal, exercendo a função de Secretário da Prefeitura do Município por duas gestões de Grassano e durante as gestões dos Prefeitos: Brasilino Bussadori, Sadaho Yokomizo, e três gestões de Waldyr Pugliesi . Desempenhou várias outras funções, até aposentar-se em 1.989.

Durante o tempo em que trabalhou na Prefeitura, foi um exemplo a ser seguido pelos demais funcionários, pois sempre foi dedicado, competente e trabalhador incansável.

Participou de maneira expressiva no progresso do Município, demonstrando através dos seus atos, o amor que teve e tem pela cidade.

Cidadão preocupado com o bem-estar da comunidade araponguense, merece destaque sua criação do desenho dos últimos arcos  que proporcionaram bela iluminação na Avenida Arapongas, por ocasião das festas de final de ano, atraindo visitantes e melhorando as vendas do comércio local.

Importante ressaltar que o Sr. Liberto Mantovani foi Vereador do Município, no período de 1.964 a 1.969, exercendo a vereança com dignidade e conquistando o respeito de toda comunidade. Dentre todas as atividades exercidas como vereador, destacamos a importância da autoria do Projeto de Lei para que todas as ruas de nossa cidade recebessem o nome de pássaros. Projeto este, que tornou a “Cidade dos Passarinhos “ conhecida não só no nosso estado, mas em todo país.

Companheiro leal e amigo fiel, tem caráter ilibado. É exemplo de solidariedade e extremamente admirado e querido pelas pessoas que o rodeiam.