VEREADORA PEDE FUNCIONAMENTO 24 HORAS DA FARMÁCIA PÚBLICA
Um projeto de lei apresentado pela vereadora Angélica Enfermeira, que tem por objetivo melhorar o atendimento da Farmácia Central do município, foi a principal matéria discutida pelos vereadores na sessão da última segunda-feira (23). O projeto, discutido e aprovado por unanimidade em primeira votação, trata do funcionamento 24 horas da farmácia pública municipal.
De acordo com a vereadora propositora, o atendimento da farmácia compreende apenas o horário comercial, ou seja, das 08 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, prejudicando aquelas pessoas que necessitam de medicamentos da rede pública de saúde em outros horários. “Muitas vezes as pessoas são obrigadas a esperar até a próxima segunda-feira ou próximo dia, nos casos de feriados, para adquirirem determinado medicamento”, salientou.
A grande maioria dos usuários da rede pública de saúde, ainda segundo Angélica, é da classe trabalhadora, que por sua vez busca atendimento médico fora do horário hoje estabelecido. “Com a aprovação deste projeto estaremos garantindo um direito do cidadão de ter acessibilidade de forma integral à medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
VEREADORES SE POSICIONAM FAVORÁVEIS
Vários vereadores se posicionaram em relação ao projeto de lei apresentado pela vereadora Angélica Enfermeira. O Dr. Valdecir, que é médico, por exemplo, disse que o atendimento 24 horas da farmácia pública é algo fundamental. “Como vereadores devemos priorizar a saúde. O cidadão merece a aprovação desse projeto, pois já passou da hora de Arapongas contar com o atendimento 24 horas”, disse.
O vereador Maringá, também manifestando-se favorável ao projeto, aproveitou para falar sobre reclamações de usuários do sistema de saúde em relação à falta de medicamentos. De acordo com ele, de nada adianta o funcionamento da farmácia durante 24 horas se não houver remédios para serem entregues.
O vereador Miguel Messias ressaltou a importância do projeto. Segundo ele, o atendimento proposto pela vereadora Angélica só trará benefícios à população que precisa da rede pública de saúde.
Durante as discussões sobre o projeto, foi lembrado que o tema foi uma das propostas de campanha do atual prefeito de Arapongas. Ao se posicionar favorável à aprovação, o vereador Batata ressaltou que vem cobrando do Executivo a execução daquilo que foi proposto durante a campanha eleitoral.